Perfil do Investidor

Perfil do Investidor

O perfil do investidor é um passo muito importante para definir quais tipos de investimento será colocado na carteira. Neste momento o investidor deve pensar com quais tipos de investimento vai se sentir seguro e tranquilo. Ou seja, não adianta montar um carteira de investimentos com a qual não se consiga dormir. Pode ser uma mudança muito grande sair diretamente da poupança para o mundo das ações na bolsa de valores, com o sobe e desce diário.

Por isso, as corretoras de valores aplicam um questionário para o investidor conhecer qual perfil mais adequado ao seu estilo. Basicamente são três tipos de investidor: conservador, moderado e arrojado.

Perfil Conservador

No perfil conservador, estão aqueles investidores que não aceitam ver seu dinheiro diminuir de valor. Ou seja, prefere ver seu dinheiro render um pouco a cada dia ou mês, do que sofrer com oscilações de valor. Um dia está ganhando e no outro está perdendo. Ou não dispõe de muito tempo entre o investimento e o resgate. Portanto precisa de um investimento que lhe ofereça certeza do valor que será resgatado. Resumindo, prefere rentabilidade regulares e as vezes pequenas, em troca de menores riscos na renda fixa.

Perfil Moderado

No perfil conservador, estão aqueles investidores que aceitam um pouco de oscilação no valor de seu dinheiro. A maior parte vai ficar aplicado na renda fixa e uma pequena parcela na renda variável. O investidor tem um pouco mais de tempo para fazer seus resgates. Por isso, pode esperar o melhor momento do sobe e desce da renda variável para efetuar o resgate. Ou seja, prefere correr um pouco mais de riscos em troca de retornos maiores e mais rápidos.

Perfil Arrojado

No perfil arrojado, estão aqueles investidores que aceitam grandes oscilações no curto prazo em seu dinheiro. Vai aplicar a maior parte ou todo o seu investimento em em renda variável. Neste caso é preciso uma maior disciplina, estratégias e conhecimento do que se está fazendo. Deve se estar preparado para grandes quedas do valor investido. Porém pode se alcançar grandes retornos ao longo do tempo. Então este investidor corre altos riscos, de forma controlada, em troca de ganhos muito maiores em menos tempo.

Conclusão

Creio que só um questionário de perguntas, não é o suficiente para determinar o perfil de um investidor. Ou seja, é algo que deve ser testado aos poucos e com muito cuidado. As vezes na intenção de obter ganhos rápidos, pode se sentir maravilhado pelos altos retornos da renda variável. Mas nos primeiros momentos de queda do mercado, o panico , a falta de conhecimento e estratégia podem te tirar do jogo.

Melhor começar aos poucos na renda variável, para sentir na própria pele os momentos críticos de baixa. E caso se perceba que não tem estomago para aguentar, a perda financeira vai ser pequena.

Deixe uma resposta

Fechar Menu