Definir seus objetivos para os investimentos
objetivos

Definir seus objetivos para os investimentos

Definir seus objetivos para os investimentos vai ajudar em alguns aspectos, como valor e tempo. Ao definir seus objetivos é possível mensurar qual valor você vai precisar ou pra quando. Portanto, sabendo o valor pode-se estimar quanto tempo será necessário atingir o objetivo. Também, o inverso é verdadeiro quando se tem estimativa de um tempo é possível planejar o valor que será atingido ou necessário guardar.

Por exemplo, vamos imaginar que um de seus objetivos é comprar um carro. Então é possível planejar quanto tempo será necessário, de acordo o valor que já se tem e quanto se pode guardar todos os meses. Porém pode determinar, de acordo o tempo que se deseja para atingir o objetivo, qual valor necessário guardar a cada mês.

Ao definir seus objetivos para os investimentos, ajuda a planejar qual tipo de carteira de investimentos será necessário montar. Pode se ter objetivos de curto prazo, médio prazo e longo prazo. Para cada objetivo, vai existir um tipo de investimento que melhor se adequa.

Em relação ao tempo e objetivo pode-se associar para curto prazo, objetivos de até dois anos; médio prazo para objetivos entre 2 até 10 anos e longo prazo para objetivos acima de 10 anos. Ou seja, não teria sentido fazer um investimento com prazo para resgate de 5 anos, se o objetivo for para o curto prazo de 1 ou 2 anos.

Por isso é bom definir seus objetivos para os investimentos, pois vai ajudar a montar uma carteira de investimentos coerentes. Ou seja, de acordo o tempo que será necessário para atingir o objetivo é possível escolher modalidades de investimento que podem gerar um melhor retorno financeiro. Assim como se pode escolher investimentos com menor retorno, mas que podem ser resgatados em curto prazo de tempo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu